HORÁRIO DE VERÃO

Olá pessoal!
Como foi o final de semana de vocês?
O meu foi muito legal, tirando a parte que ontem começou o horário de verão.
Todo fim de ano com a chegada do verão, temos também a chegada do horário de verão que causa muita polêmica, pois temos que levantar 1 hora mais cedo, ai quando a gente começa a se acostumar com isso, ele acaba.


Mas afinal, o que é o horário de verão e pra que ele serve?

O horário de verão é uma alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma parte do ano, adiantando-se em geral 1 hora no fuso horário oficial local. O procedimento é adotado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos em função da posição da Terra em relação ao Sol.

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar ,melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Mas sua ideia não sensibilizou nem o governo do seu país, nem o da França, onde foi publicado um artigo seu sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão. Mas tarde, em 1907, William Willett, da Sociedade Astronômica Real tentou persuadir, sem sucesso a sociedade britânica e adotar a prática. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de varão foi a Alemanha em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como medida para economizar carvão.

Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente as mais idosas, com prejuízos à saúde.

O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz pouco ou nenhum proveito. Contudo, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético.

fonte: Wikipédia

Então, mesmo sendo uma mudança que muito não aprovam, infelizmente não tem como mudar isso, e o jeito é se acostumar.
Um beijão a todos que agora tem que levantar 1 hora mais cedo e até mias.